Como
se vê, desde a primeira atividade, o assunto sobre o qual estamos em debate,
gira em torno de informações, conhecimento e o grande desafio que está sendo
para os professores, adaptarem-se a essa nova era tecnológica.
O
“ser professor”, na atualidade, requer uma aprendizagem continuada para que
através dessa aprendizagem possa nortear os educandos em relação às exigências
da atual sociedade tecnológica. Se o sistema exige que o professor seja um
organizador de conhecimento para atender à demanda social em busca de
qualificação para os vários segmentos empresarias, deve também preparar esses
profissionais para que se adaptem às suas exigências. Dessa forma a aprendizagem
passa a ser continuada tanto para quem ensina quanto para quem aprende.
Segundo José Armando Valente,” A formação de qualquer indivíduo, para
viver e ser capaz de atuar na sociedade do conhecimento, não pode ser pensada
como algo que acontece somente no âmbito escolar”. Se hoje vivemos em uma era
que nos fornece através de internet, televisão, rádio etc., as mais variadas
informações, sabemos que há também profissionais na educação que vieram de um
passado menos exigente, ou que, além disso, não têm acesso a tantos recursos. Já
que essa formação não ocorre apenas no
âmbito escolar, mas é nesse mesmo espaço que os profissionais precisam ser
organizadores de conhecimento, não adianta nada a cobrança a essa classe se não
houver preparação para os que nele atuam.
Professor Ladislau já afirmava em 2004 que a escola precisa ser mais
organizadora de conhecimento e menos lecionadora. Porventura ocorrerá essa
organização sem capacitação profissional? Acredita-se que à medida que for sendo feita
essa capacitação, estarão prontos para a demanda social os que superarem os
desafios e se adaptarem a nova era tecnológica. Nesse sentido, cumpre-se o que
se chama de aprendizagem continuada que possibilita cada um manter-se em sua
posição de trabalho.
Texto: Lucineide de Oliveira Lima
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