segunda-feira, 27 de maio de 2013

O DESAFIO DE CONVERTER INFORMAÇÃO EM CONHECIMENTO

           A sociedade moderna produziu informações que nenhuma outra manais produziu. A aprendizagem se tornou uma exigência social. Essa exigência se tornou uma contradição: "cada vez se aprende mais e cada vez se fracassa na tentativa de aprender"  (Pozo, 2008).
          Estamos lidando com muita informação, com diversas tecnologias, porém é visível que crianças e adultos não conseguem interpretá-las. Educacionalmante, as dificuldades de aprendizagem são interpretadas como fracasso escolar. A escola não acompanhou o desenvolvimento do mundo da informação. A incorporação das tecnologias multimídias no processo ensino-aprendizagem tornou-se um desafio crescente. A escola já não pode proporcionar toda a informação relevante com base no modelo tradicional. Uma nova cultura da aprendizagem deve ser implantada visando à formação de cidadãos para uma sociedade aberta e democrática, tornando-os mais flexíveis, eficazes e autônomos.
           As tecnologias da informação vêm criando novas formas de distribuir socialmente o conhecimento e a escola não pode ignorar essa nova cultura do saber. A informatização do conhecimento. tornou mais acessível todos os saberes ao conhecimento. Porém, para desvendar esse conhecimento, comunicar-se com ele sem se deixar alienar por tal fluxo enorme de informação, são necessárias maiores competências cognitivas dos leitores dessas novas fontes.
            Na perspectiva dessa nova cultura da aprendizagem é necessário aprender a conviver com a diversidade de ideias e com a relatividade das teorias, com a exigência de múltiplas interpretações de toda informação, para formar, a partir delas, o próprio ponto de vista. Essa flexibilidade do saber se contrapõe às escolásticas que pregavam verdades estabelecidas e indiscutíveis, permitindo assim, que haja mudanças de crenças e teorias implícitas sobre a aprendizagem, pondo em dúvida as verdades estabelecidas por uma tradição cultural.
           Dessa forma, cumprir essa nova exigência social em relação à aprendizagem requer transformações no aprender/ensinar e no relacionar-se com o conhecimento. E isso não deixa de ser um grande desafio a ser enfrentado.


Texto: Lucineide de Oliveira Lima
            Rozenilda de Fátima Maciel Assunção

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