1-
(Fuvest-SP) Escreva as palavras
que completam os espaços.
“Ai,
flores, ai flores do verde ramo,
se
sabedes novas do meu amado?
Ai, Deus,
e u é?”
Os versos
acima pertencem a uma _____________, característica
do
____________ português, estética literária dos séculos XII, XIII e XIV.
2-
(Fuvest–SP) Coube ao século XIX a
descoberta surpreendente da nossa época lírica. Em 1904, com a edição crítica e
comentada do Cancioneiro da Ajuda, por Carolina Michaëlis de Vasconcelos,
tivemos grande visão de conjunto do valiosíssimo espólio descoberto. (Costa
Pimpão).
a) Qual é
essa “primeira época lírica” portuguesa?
b) Que
tipos de composições poéticas se cultivam nessa época?
3-
(UM-SP) Nas cantigas de amor,
a) o
trovador expressa um amor à mulher amada, encarando-a como um objeto acessível
a seus anseios.
b) o
trovador velada ou abertamente ironiza personagens da época.
c) o
“eu-lírico” é feminino, expressando a saudade da ausência do amado.
d) o
poeta pratica a vassalagem amorosa, pois, em postura platônica, expressa seu
amor à mulher amada.
e) existe
a expressão de um sentimento feminino, apesar de serem escritas por homens.
4-
(Mackenzie - SP) Sobre a poesia
trovadoresca em Portugal, é incorreto afirmar que:
a)
refletiu o pensamento da época, marcada pelo teocentrismo, o feudalismo e
valores altamente moralistas.
b)
representou um claro apelo popular à arte, que passou a ser representada por
setores mais baixos da sociedade.
c) pode
ser dividida em lírica e satírica.
d) em boa
parte de sua realização, teve influência provençal.
e) as
cantigas de amigo, apesar de escritas por trovadores, expressam o eu-lírico
feminino.
5-
(UEL - PR) Sobre a cultura
medieval ocidental, considere as seguintes afirmativas:
I - A
maioria dos "não-romanos" desconhecia a escrita e utilizava-se da
oralidade para orientar a vida social.
II - No
campo da Filosofia verificou-se a influência do pensamento escolástico, que
retomou o debate entre fé e razão.
III - A
arquitetura medieval caracterizou-se pela presença de grandes construções
inspiradas em motivos religiosos, como mosteiros e igrejas.
IV - O
heroísmo da cavalaria e o amor, temas característicos da poesia trovadoresca,
tornaram-se comuns na literatura medieval.
Assinale
a alternativa correta.
a) Apenas
as afirmativas III e IV são verdadeiras.
b) Apenas
as afirmativas II, III e IV são verdadeiras.
c) Apenas
as afirmativas I, II e III são verdadeiras.
d) Apenas
as afirmativas I, III e IV são verdadeiras.
e) Todas
as afirmativas são verdadeiras.
6- (Fuvest-SP) O Trovadorismo, quanto ao tempo em que se instala:
a) tem concepções clássicas do fazer poético.
b) é rígido quanto ao uso da linguagem que, geralmente, é erudita.
c) estabeleceu-se num longo período que dura 10 séculos.
d) tinha como concepção poética e epopéia, a louvação dos heróis.
e) reflete as relações de vassalagem nas cantigas de amor.
a) tem concepções clássicas do fazer poético.
b) é rígido quanto ao uso da linguagem que, geralmente, é erudita.
c) estabeleceu-se num longo período que dura 10 séculos.
d) tinha como concepção poética e epopéia, a louvação dos heróis.
e) reflete as relações de vassalagem nas cantigas de amor.
7- (Fuvest-SP) Interpretando historicamente a relação de vassalagem entre
homem amante/mulher amada, ou mulher amante/homem amado, pode-se afirmar que:
a) o
Trovadorismo corresponde ao Renascimento.
b) o
Trovadorismo corresponde ao movimento humanista.
c) o
Trovadorismo corresponde ao Feudalismo.
d) o
Trovadorismo e o Medievalismo só poderiam ser provençais.
e) tanto
o Trovadorismo como o Humanismo são expressões da decadência medieval.
8- (Vunesp-SP) Leia e observe com atenção a composição seguinte:
"Ay
flores, ay flores do verde pinho,
se
sabedes novas do meu amigo!
ay Deus, e hu
é1?
Ay
flores, ay flores do verde ramo,
se
sabedes novas do meu amado!
ay Deus, e hu é?
Se
sabedes novas do meu amigo,
aquel que
mentiu no que pôs comigo!
ay Deus, e hu é?
a) O
autor é Paio Soares de Taveirós. Destacam-se o paralelismo das estrofes, a
alternância vocálica e o refrão. O poeta pergunta pelo seu amigo.
b) O
autor é Nuno Fernandes Torneol. Destaca-se o refrão como interpelação à
natureza. Trata-se de uma cantiga de amigo.
c) O
autor é el-rei D.Dinis. Destacam-se o paralelismo das estrofes, a alternância
vocálica e o refrão. O poeta canta na voz de uma mulher e pergunta pelo amado,
porque é uma cantiga de amigo.
d) O
autor é Fernando Pessoa. Destaca-se a alternância vocálica. Trata-se da teoria
do fingimento, que já existia no lirismo medieval.
e) O
autor é Martim Codax. Destaca-se o ambiente campestre. O poeta espera que os
pinheiros respondam à sua pergunta
(Para o 7ºano)
Leia sobre sujeito e predicado e responda às seguintes perguntas:
O que é oração?
O que é sujeito?
O que é predicado?
Dê três exemplos de orações em que haja sujeito e predicado.
(Para o 6ºano)
Conheça algumas palavras inglesas utilizadas no Brasil.
(Para o 1ºano)
Que tal saber um pouco mais sobre os estilos de época?
(Para o 6ºano)
Vamos brincar de forca?
( Para o 7º ano)
Vamos brincar com advérbios?
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